segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Siamese Dream

Lançado em Julho de 1993, o álbum "Siamese Dream" dos Smashing Pumpkins comprovou que bons artistas conseguem transformar momentos ruins em obras primas. Num tempo turbulento, a banda consegue extrair inspiração para a criação desse marco na história do rock alternativo. Com Jimmy Chamberlin - baterista - viciado em drogas, D´arcy Wretzky - baixista - e James Iha - guitarrista - com problemas amorosos e com o obsessivo Billy Corgan - vocalista e guitarrista - em depressão, os Smashing Pumpkins apontavam para uma queda, após uma ascensão promissora com o álbum "Gish", lançado dois anos antes.

Com uma mistura de habilidade e prepotência, Corgan, além de compor sozinho grande parte das letras das músicas do álbum, toca quase todos os instrumentos na gravação, com exceção da bateria. O resultado é um disco excepcional, com treze faixas (doze e "Sweet Sweet", que é quase uma amostra) cheias de solos e letras sentimentais que fazem de "Siamese Dream" um dos melhores álbuns da década.

Siamese Dream

1 - Cherub Rock - 4:58
2 - Quiet - 3:41
3 - Today - 3:19
4 - Hummer - 6:57
5 - Rocket - 4:06
6 - Disarm - 3:17
7 - Soma - 6 :39
8 - Geek U.S.A. - 5:13
9 - Mayonaise - 5:49
10 - Spaceboy - 4:28
11 - Silverfuck - 8:43
12 - Sweet Sweet - 1:38
13 - Luna - 3:20

Numerosos e acurados arranjos, músicas extensas e letras tocantes. Uma mistura que fez de "Siamese Dream" um álbum memorável. "Cherub Rock", "Today" e "Disarm" ficam como a cara do disco e fazem mais sucesso. "Quiet" e "Geek U.S.A." dão força com ritmo agitado e solos elétricos. "Mayonaise" fica com meu troféu de melhor música. No mínimo, um ótimo trabalho das "abóboras esmagadoras".

2 comentários:

  1. Não conheço esse álbum, mas o comentário serviu de fato pra criar uma curiosidade em conhecer. Gostei sobretudo do último parágrafo onde vc passa de forma mais direta as sensações que cada música te traz, o que, no fim, é o que mais importa quando escutamos algo. Aguardo novas resenhas literárias e musicais hehe.

    ResponderExcluir
  2. O meu troféu de melhor música do álbum também vai pra "mayonaise". O álbum como um todo eh muito bom! ^^

    ResponderExcluir